top of page

Ansiedade normal ou patológica. Como identificar.

  • Foto do escritor: Gardenia Nascimento
    Gardenia Nascimento
  • 23 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

A ansiedade é uma antecipação de uma ameaça futura, uma tensão que surge sem que, muitas vezes, a própria pessoa consiga inicialmente indicar um motivo concreto que sustente a angústia sentida. Podemos classificar a ansiedade como NORMAL OU PATOLÓGICA.


Ansiedade normal é aquela que nos prepara para estressores diários, não pode e não deve ser tratada porque é uma emoção adaptativa. Reação normal diante de uma situação que possa causar medo ou expectativas. É natural ter ansiedade em situações importantes da vida, por exemplo: uma viagem, entrevista de emprego, mudança de emprego, cidade ou um primeiro encontro amoroso são situações que remetem a ansiedade e que não necessariamente causam problemas ou transtornos.


Já nos quadros de ansiedade patológica o sujeito apresenta alterações significativas no estado emocional e físico. Podemos dizer que a ansiedade patológica é gerada pela preocupação excessiva com o futuro e nesses casos os sintomas mais comuns são: insônia, alterações alimentares, pensamento negativos, catastróficos e acelerados, dificuldade de concentração e medo. Os sintomas físicos mais comuns são: palpitações, sudoreses, problemas gastrointestinais, dores de cabeça e corpo.

A ansiedade pode surgir por diversos fatores e nem sempre a pessoa consegue identificar o motivo que origina a angústia ou insegurança que sente.





 
 
 

Comentários


0 XX (85) 99182-9372

©2022 por Psicóloga Gardênia Rocha.

bottom of page